0
Gamer processa Sony por criar 'barreiras' para deficientes visuais
Posted by Sandra
on
06:17
Alexander Stern diz já ter solicitado alterações nos jogos da empresa.
Ele cita exemplo de títulos que facilitam acesso a pessoas com deficiência.
Um deficiente visual abriu um processo na Califórnia contra a Sony pelo fato de não poder jogar os títulos da companhia. Alexander Stern afirma, no processo aberto no mês passado, que a companhia não se esforça em produzir jogos acessíveis para pessoas com deficiências visuais.
Segundo o site “The Register”, Stern alega que a Sony ignorou repetidas solicitações feitas por e-mails para adaptar seus jogos, dando a eles mais características de acessibilidade. Aparentemente, continua a página, o foco do processo está nos títulos on-line para múltiplos jogadores.
Stern menciona ainda games como “World of warcraft”, que permitem o desenvolvimento de ferramentas terceirizadas para tornar os jogos mais acessíveis. De acordo com o processo, a Sony poderia, por exemplo, acrescentar dicas para indicar aos gamers os locais onde eles devem se dirigir.
saiba mais
O site britânico “GameSpot” diz que Stern alega estar perdendo dinheiro, porque não pode acessar um leilão on-line oficial da Sony no qual os gamers negociam acessórios virtuais – esses itens são vendidos por dinheiro real.
“A Sony criou seus produtos de uma forma inacessível; mantém os produtos inacessíveis e fracassou em qualquer tipo de ação para corrigir essas barreiras depois de ser repetidamente notificada sobre a discriminação que elas causam”, diz o processo citado no “GameSpot”.
A agência de notícias Reuters diz existir mais de 50 jogos baseados em sons disponíveis para os deficientes visuais – a informação é de Kelly Sapergia, que resenha jogos criados por e para esse público no programa de rádio "Main Menu", do American Council of the Blind. Segundo ela, as alternativas variam de fliperama a jogos do estilo "Space Invaders", passando por "GMA Tank Commander", um game que permite que o usuário dirija um tanque e dispare armas contra os inimigos.
Postar um comentário